Categoria E-commerce, OpenCart
5 março 2015,
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e-commerce-conceito_23-2147505751Geralmente para o pequeno e médio empreendedor, é sempre um desafio expandir seu negocio para o comercio virtual. Normalmente para quem possui uma loja física por exemplo, arriscar os primeiros passos online requer um amplo estudo de mercado e um investimento irrisório para rodar o empreendimento de forma segura e rentável.

A boa notícia para você que é empresário e tem sua loja física é que o e-commerce vem crescendo rapidamente aqui no Brasil. O varejo físico, por sua vez, registra um crescimento bem mais discreto. Enquanto as lojas online cresceram 28% em 2013, o varejo físico cresceu apenas 5%. A seguir, apresentaremos os motivos para que uma loja física também esteja no mundo online.
Observe:

1. Sua audiência já está online

65% dos brasileiros já têm acesso à internet, e essa porcentagem continua em expansão. Estima-se que, até 2020, 87% dos brasileiros ja estejam conectados a rede mundial de computadores. Em meio a essa avalanche, certamente você conseguirá alcançar pessoas interessadas nos seus produtos.

2. Sua audiência procura online para comprar na loja física

Segundo o site ClickIQ 45,9% dos entrevistados que compraram nos seis meses anteriores à pesquisa afirmaram ter coletado informações em lojas físicas e finalizado a compra em um e-commerce. Procure ter um catálogo completo do seu negócio na internet, pois isso pode ser útil para aqueles consumidores com duvidas em comprar virtualmente e também para você, que poderá direcioná-los ao seu endereço físico.

3. Seu alcance online é muito mais abrangente

Numa loja física (de pequeno e médio porte, por exemplo) você está restrito a um bairro ou no máximo a uma cidade ou estado, numa loja online você tem um alcance muito maior, podendo entregar para todo o Brasil e até para todo o mundo se quiser. Se você tem planos de tornar sua marca “nacional” ou até “global”, criar um e-commerce pode ser o caminho mais fácil.

4. Certos itens você só encontra na internet

Alguns produtos só são encontrados na internet, como filmes, livros e CDs mais antigos, ou em algumas lojas de antiguidades, e como encontrar essas lojas? na internet!
O mundo do e-commerce traz essa facilidade de possibilitar encontrar o produto que você deseja e sem te dar o trabalho se deslocar até um endereço físico. Aliás, se você vende algum tipo de antiguidade / raridade e só trabalha “offline”, está perdendo uma enorme oportunidade de ampliar sua clientela.

5. Possibilidade de ampliar os canais de atendimento ao cliente

Numa loja virtual você conseguirá atender sua clientela através das rede sócias como o Facebook ou tirar duvidas sobre e curiosidades sobre sua loja com videos no youtube. O primeiro passo é criar uma página de perguntas frequentes dentro do seu site. Através de um chat, em tempo real, você pode se comunicar com todo o brasil, sem custo adicional. bem estruturada, a chance de alguém vê-la e depois ainda precisar de outro canal de atendimento é bem menor. Outra alternativa interessante é oferecer um chat online dentro da sua loja para atender as principais dúvidas dos clientes.

6. Flexibilidade nos horários

Enquanto a loja física tem um horário e dias específicos para abrir e fechar, na loja virtual você pode vender 24 horas por dia nos sete dias da semana. Só fique atento caso os seus canais de atendimento tenham horários distintos. Se for esse o caso, é essencial deixar claro no site os horários em que sua equipe atende aos clientes.

7. O custo para operar na internet é mais baixo

O custo para operar um comercio eletrônico é infinitamente menor do que o custo para operar
uma loja física. No mundo virtual, você estará isento do aluguel de um espaço, de impostos, reduzindo também o numero de funcionários, diminuindo (e muito!) os custos e deixando o orçamento do mais em conta.

Resumo

Se você é um empreendedor e está analisando possibilidades de ampliar o seu negócio, fazer com que a sua loja física vá para a internet pode ser a jogada certa. Esperamos que esses 7 ótimos motivos sejam suficientes para te convencer e te ajudar a criar um e-commerce.

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