Afinal, a pergunta que não quer calar: fidelizar clientes pode ser mais vantajoso do que estar constantemente a procura de novos? Existe uma grande diferença entre ter clientes e ter fãs. Essa diferença se diz pelo fato do fã vestir a camisa da empresa (literal e figurativamente falando) e, se tornar um propagador da marca, enquanto um remoto cliente, apenas efetua uma compra avulsa, sem um grande impacto para a marca. E para transformar seu cliente em fã, é preciso que ele passe por uma “fidelização” E fidelizar clientes não é uma tarefa tão simples de ser alcançada. Além de requerer maturidade e uma boa estratégia por parte da empresa e de seus gestores.
Por que fidelizar clientes o mais vantajoso do que procurar mais?
Ter uma multidão seguindo sua empresa nas redes sociais em que ela está presente é ótimo e deve ser efetuada e massificada de forma intensa. Mas a questão aqui é quanto a preocupação excessiva por novos clientes tem afetado os que já foram conquistados pois, normalmente, eles são deixados à margem do esquecimento e, dificilmente, existem estratégias que continuem deixando eles encantados com a sua marca. Um gestor deve estar atento ao mercado e encontrar caminhos certos para crescer, mas também deve manter a empresa atrativa para aqueles que já foram encantados por ela. Sejamos francos: é mais barato manter um cliente que já está familiarizado com sua marca e interessado em seus serviços, querendo sempre saber mais sobre eles do que conquistar outros, que devem passar pelo mesmo processo para se sentirem atraídos e, em seguida, serem deixados no limbo do esquecimento pela empresa. Um negócio que mantém essa postura, faz com que seu investimento não seja devidamente direcionado, ocasionando numa desnecessária perda de dinheiro, enquanto poderia estar lucrando cada vez mais ao transformando clientes em fãs.
É preciso levar em consideração o tipo de investimento necessário para atrair mais clientes
A forma que os investimentos necessários para fidelizar clientes serão aplicados e, provavelmente assim, as empresas valorizem mais o seu cliente fiel e não deixem de conquistar mais. E por último e não menos importante, batemos na mesma tecla, manter a comunicação com o cliente é crucial para ele se tornar um fiel de sua empresa, é preciso estar onde o cliente está, ser presente em seu “habitat- natural” seja ele nas redes sociais ou nas mídias convencionais, nunca deixe-o falando sozinho e nunca fique falando sozinho. Encontre um meio de escutar e de ser ouvido, dessa forma, sua marca se tornara sempre presente e pulsante no dia a dia do consumidor.
Quer ter uma ajuda para fidelizar seu cliente? Tenha uma loja virtual.
Acesse: www.avantesoftware.com.br e saiba como.