Apesar do mercado de e-commerce brasileiro estar crescendo, mais de 60% das lojas virtuais que abrem suas portas no Brasil fecham as portas em cerca de 1 ano de atividade. Os motivos são diversos, como falta de investimento, planejamento incorreto, falta de informações relevantes, e outros muitos fatores cruciais para uma loja virtual pender a um declínio sem fim para o fracasso. Seja qual for os motivos, erros são comuns na cultura de pequenos e médios lojistas, que interferem diretamente no crescimento de suas vendas.
Considerando este comportamento, listamos abaixo 6 erros estratégicos mais comuns que pequenas e médias lojas virtuais ainda cometem e o porquê destas lojas caírem nas estatísticas de fechamento de 1 ano de atividade.
1 – Combater diretamente as grandes lojas
A maioria dos lojistas acreditam que podem entrar no mercado e brigar diretamente com os grandes varejistas online, o que é um erro. Os grandes varejistas investem milhões em estratégias de marketing digital, possuem credibilidade no mercado, relevância nas buscas, são presentes nas mídias digitais e mais uma série de outros fatores que definitivamente não podem ser quebrados apenas com a criação de lojas virtuais que não estejam à altura no quesito planejamento e investimento.
2 – Má escolha da plataforma
Um erro crucial e que é bastante cometido é na hora da escolha da plataforma de e-commerce com qual o PME pretende trabalhar. A tecnologia e os recursos oferecidos pela plataforma devem atender plenamente suas necessidades, junto com o suporte que é oferecido, dessa forma, facilita se a navegação e a compra dos clientes.
3 – Definir o seu próprio preço
Caso os seus preços não estejam ao mínimo na mesma faixa de preço dos concorrentes, mesmo que seja um produto exclusivo e diferenciado, dificilmente você terá vendas efetuadas. Quem define o preço é o mercado!
Estude com frequência as estratégias e preços de seus principais concorrentes e procure se adaptar ou, se possível, manter os seus preços mais baixos principalmente se você estiver iniciando no mercado de e-commerce.
4- Falta de investimento em mídia
O maior investimento de uma loja virtual está no investimento em mídia. Crie um planejamento de investimento em longo prazo, teste frequentemente as suas ações, mude estratégias e crie promoções e opções para o seu mercado.
5 – Falta de foco nos nichos de mercado
Evite vender de tudo, encontre seu nicho de mercado e explore o quanto for necessário. É bem difícil competir com as grandes lojas que fazem tudo em escala e tem preços, fretes e prazos imbatíveis mas invista na qualidade e seja referência também um dia.
6 – Querer fazer tudo sozinho
Devido à ausência de um bom planejamento em longo prazo, muitos lojistas se iludem com relação as suas próprias expectativas criadas para um rápido crescimento, e assim param todos os investimentos e começam a fazer tudo por conta própria e por falta de um conhecimento profundo em certas áreas, o lojista acaba pecando em algum quesito, fazendo com que decline rapidamente sua loja. Procure sempre contar com equipes especializadas e que se encaixem com a sua cultura de trabalho e opções de investimento.