O Banco Mundial estima que mais de 50 milhões de latino americanos tenham ascendido de classe nos ultimos 10 anos. Cerca de 30% da população latino americana é considerada agora da classe média e a maioria dela – 35 milhões de pessoas – está no Brasil. Com isso, as vendas online tem representado para a economia brasileira nada menos que $57,7 bilhões de vendas em 2014, de acordo com o eMarketer.
América Latina: tamanho do mercado
A pesquisa “Latin America eCommerce Forecast 2014 to 2019” da Forrester Research prevê que as vendas de ecommerce no Brasil vão crescer de $17,8 bilhões em 2014 para $40, 8 bilhões em 2019.
Estima-se que o número de compradores online cresça de 33,5 milhões em 2014 para 61,8 milhões em 2019. O Brasil tem o mercado mais maduro de ecommerce na região e com uma população de 202 milhões de pessoas – 62% de quem está abaixo de 30 anos de idade – oferece um mercado apelativo.
Diferente dos nossos vizinhos como: argentina, mexico e colombia, onde o consumo online tem sido mais lento representando, segundo a Forrester research, uma margem de mais de 4 bilhões de dolares a menos em venda virtual.
No México e na Argentina, alguns varejistas online oferecem a opção de pagamento em dinheiro na entrega como alternativa para aqueles que não possuem cartão de crédito, débito ou contas bancárias.
No Brasil, alguns varejista possuem o boleto bancário – um “papel bancário” – do Iugu, provedor de pagamento para ecommerce.
O Boleto Bancário é um documento impresso, bar-coded, regulado pelo Banco Central do Brasil e pode ser pago pelos consumidores online ou off-line (um varejista de ecommerce pode oferecer um boleto bancário para um consumidor que então paga em um estabelecimento, supermercado ou online).
Crescimento da compra mobile no Brasil
A compra mobile está se tornando mais popular, com a difusão dos smartphones e aplicativos de venda online, essa forma de compra tem crescido exponencialmente no pais, representando 54% de toda venda online no pais.
O que os Brasileiros compram?
Os e-consumidores no Brasil estão começando a comprar em categorias como beleza, acessórios e aparelhos. A maioria compra com frequência produtos na area de tecnologia como peças de computador e eletrônicos pessoais.
Empresas que operam múltiplos sites de varejo online estão indo bem. A B2W, empresa baseada no Brasil que opera a Americanas.com (bens de consumo), ShopTime.com (eletrônicos, cama, mesa e banho) e a Submarino.com (eletrônicos e jogos) – a mais bem rankeada empresa no Brasil e America Latina.
Fonte: Practical Ecommerce