5 março 2015,
 0

downloadEntendendo o assunto: 

Vamos supor que você tenha um ponto comercial (loja, empresa e etc), um estabelecimento onde o seu público-alvo seja o consumidor final. O que você tem que fazer para atrair os clientes? Parece ser uma pergunta redundante, mas não tanto assim, vejamos porque: atrair é diferente de comprar, isto depende de outros fatores no ponto de venda como atendimento, qualidade e etc – a resposta é simples, não é? Divulgação. Em outras palavras,tornar público sua marca.

As estratégias de marketing tradicionais, através, por exemplo, da publicidade tradicional (anúncios na TV, revista, jornais, outdoors, entre outros meios de divulgação off-line) é extremamente importante para que as marcas alcancem sucesso. Dá pra imaginar porque o marketing digital é importante para o comércio eletrônico. Uma comparação perspicaz, se é que podemos dizer assim tendo em vista que as marcas também devem estar presentes no meio on-line, fazendo forte influência na internet.

Também chamado de e-commerce, o comércio eletrônico pode ser encontrado em diferentes formatos. Através de um site de compra coletiva, como o Barato Coletivo e Descontos Fortaleza, uma loja virtual de uma empresa com a comercialização de produtos variados, como o São Luiz Delivery  entre muitos outros.

Mas como utilizar o marketing digital para alavancar o sucesso do e-commerce?

Dentro do marketing digital podemos encontrar uma infinidade de meios para aproximar e atrair as pessoas de um negócio on-line, independente do segmento a ser trabalhado. Por isso, antes de qualquer coisa, é necessário um planejamento. Ao planejar será possível identificar os meios mais relevantes para a divulgação do negócio.

Pode-se fazer marketing digital através das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Foursquare e etc) redes onde as pessoas estão presentes de maneira crescente; e-mail marketing, ferramenta estratégica para empresas com altos índices de alcance; marketing de busca e SEO, ferramentas e técnicas de otimização em resultados de busca, como no Google; através de blogs, canal de compartilhamento de conteúdo, entre muitos outros.

O que os investidores de lojas online precisam saber, é que frente à alta concorrência na web não basta só ter um site para ser encontrado e alcançar sucesso. É preciso mais. É necessário estar presente nos diferentes meios virtuais e utilizar de técnicas altamente relevantes para atrair clientes.

O marketing digital representa também uma ferramenta competitiva já que a internet não está restrita somente aos computadores. O desenvolvimento constante de novas tecnologias trouxe a capacidade de ampliar o potencial das estratégias do marketing digital, pois faz com que cada vez mais dispositivos se tornem capazes de acessar a internet. É o caso dos smartphones, tablets, consoles de vídeo game, aparelhos de televisão, entre outros. Garantir a diversidade de acesso por meio desses dispositivos significa abrir novos canais de marketing digital, possibilitando que mais ações sejam realizadas.

Outra oportunidade de marketing digital gerada a partir disso, é a criação de ações diretamente voltadas para um determinado canal. Por meio de conteúdos e de abordagens mercadológicas diferenciadas é possível estabelecer diferentes tipos de interação. Um exemplo disso é o mobile marketing, no qual os usuários, por meio de seus tablets ou smartphones, passam a ser capazes de interagir com locais, marcas ou até mesmo entre si de acordo com sua posição geográfica. Esses dispositivos além de estarem equipados com sistemas de posicionamento global, também se integram à internet para tornar possível a interação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *